quinta-feira, 25 de novembro de 2010

25 de Novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher




A partir da década de setenta, do século XX, como resultado da luta das mulheres contra a discriminação, a questão da violência doméstica, transferiu-se do espaço privado para o espaço público, passando a ser encarada como um problema social a combater.

Em vários países, começaram a ser postas em prática políticas públicas, destinadas a enfrentar este flagelo social. Mas as respostas ao problema da violência doméstica, no que toca às políticas públicas, são ainda insuficientes.

No entanto, a mulher sofre diversas formas de violência. Violência social, no local de trabalho, política, racial, etc. O combate à violência contra a mulher, exige acções integradas em diversos níveis, áreas e instâncias. Como problema público, exige políticas públicas, decididas e devidamente apoiadas.

Em 1999, as Nações Unidas designaram oficialmente o 25 de Novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Antes desta indicação, o dia 25 de Novembro já era vivido e celebrado pelo Movimento Internacional de Mulheres. A data está relacionada com as mulheres Tereza, Mirabal Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

É imprescindível que todos, pais, irmãos, filhos, amigos, conhecidos e desconhecidos ajudem a divulgar e combater esta tradição machista, ultrapassada e covarde que alimenta a violência contra as mulheres, e se invista numa perspectiva fraterna e respeitosa entre homens e mulheres.

2 comentários: