Prémio Camões 2011 atribuído a Manuel António Pina
2011-05-12
Ministério da Cultura
Manuel António Pina vence Prémio Camões 2011
O Ministério da Cultura vem informar que o vencedor do Prémio Camões 2011 foi o poeta, escritor e tradutor Manuel António Pina.
O júri desta 23.ª edição do Prémio Camões, que reuniu hoje no Rio de Janeiro, foi constituído, por Portugal: Prof. Doutora Rosa Maria Martelo (Professora da Universidade do Porto) e Prof. Abel Barros Baptista (Professor da Universidade Nova de Lisboa); pelo Brasil: escritora Edla Van Steen e Prof. António Carlos Secchin; pelos representantes dos Países africanos de ´Língua Portuguesa: Prof. Doutora Inocência Mata e escritora Ana Paula Tavares.
O Prémio Camões, no valor de 100 000 euros, foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1989, e é o maior prémio de prestígio da língua portuguesa. Com a sua atribuição, é prestada anualmente uma homenagem à literatura em português, recaindo a escolha num escritor cuja obra contribua para a projecção e reconhecimento da língua portuguesa.
Com este prémio pretende-se ainda estreitar e desenvolver os laços culturais entre toda a comunidade lusófona, pelo que a este evento se associam os outros Estados de língua oficial portuguesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário