sábado, 20 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Quem foi Mário de Sá Carneiro?




Hoje acompanhei a turma H do 6º ano, numa interessante visita de estudo ao Metro de Lisboa. O senhor que guiou a visita perguntou aos alunos se identificavam o patrono da nossa escola num painel. As respostas vieram rápidas:
- Sim, sim! Aquele que caiu no avião!
Lá lhes foi dada uma apressada explicação e a promessa de que
iria " tirar" uns minutos da
aula de Inglês para conversarmos sobre o escritor e poeta.
Chegada a casa pensei que o blog do Clube poderia divulgar o que parece estar esquecido.

Biografia ( da Wikipédia)

Nasceu no seio de uma abastada família alto-burguesa, sendo filho e neto de militares. Órfão de mãe com apenas dois anos (1892), ficou entregue ao cuidado dos avós, indo viver para aQuinta da Vitória, na freguesia de Camarate, às portas de Lisboa, aí passando grande parte da infância.

Inicia-se na poesia com doze anos, sendo que aos quinze já traduzia Victor Hugo, e com dezasseis, Goethe e Schiller. No liceu teve ainda algumas experiências episódicas como actor, e começa a escrever.

Em 1911, com dezanove anos, vai para Coimbra, onde se matricula na Faculdade de Direito, mas não conclui sequer o ano. Aí, contudo, viria a conhecer aquele que foi, sem dúvida, o seu melhor e mais compreensivo amigo – Fernando Pessoa –, o qual, em 1912, o introduziu no ciclo dos modernistas.

Desiludido com a «cidade dos estudantes», segue para Paris a fim de prosseguir os estudos superiores, com o auxílio financeiro do pai. Cedo, porém, deixou de frequentar as aulas naSorbonne, dedicando-se a uma vida boémia, deambulando pelos cafés e salas de espectáculo, chegando a passar fome e debatendo-se com os seus desesperos.

Verdadeiro insatisfeito e inconformista (nunca se conseguiu entender com a maior parte dos que o rodeavam, nem tão pouco ajustar-se à vida prática, devido às suas dificuldades emocionais), mas também incompreendido (pelo modo com os contemporâneos olhavam o seu jeito poético), profetizou acertadamente que no futuro se faria jus à sua obra, no que não falhou.

Com efeito, reconhecido no seu tempo apenas por uma fina élite, à medida que a sua obra e correspondência foi publicada, ao longo dos anos, tornou-se acessível ao grande público, sendo actualmente considerado um dos maiores expoentes da literatura moderna em língua portuguesa. Embora não tenha a mesma repercussão de Fernando Pessoa, a sua genialidade é tão grande (senão mesmo maior) que a de Pessoa, mas porém muito mais próxima da loucura que a do seu amigo.

A terra que o acolheu na infância – Camarate –, e a quem ele dedicou também algumas das suas poesias, homenageou-o, conferindo o seu nome a uma escola local. O seu poema Fim foi musicado por um grupo português no final dos anos 1980, os Trovante. Mais tarde, o seu poema O Outro foi também musicado pela cantora brasileira Adriana Calcanhotto.




terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

HAPPY VALENTINE´S DAY


You are my

Heart!! & I Love

You!!! author: Harmin

Dia de S. Valentim

A professora Iva Flores com os nossos cantores.



No dia 12 de Fevereiro os alunos celebraram antecipadamente o dia 14 (Domingo).
A Harmin cantou com recurso ao Youtube algumas canções em Inglês.
" Let it be" não precisou de qualquer apoio, só o Lau e a Bruna é que a acompanharam.











Novo blog!

O anterior blog do Clube de Línguas "bloqueou"! Decidimos portanto criar um novo blog. Queríamos um título apelativo e que englobasse as três línguas: Inglês, Francês e Português .
Surgiu o "COOL CLUBE de LÍNGUAS"!

Esperamos que venha a ser um espaço de criação, de partilha e de registo dos inúmeros trabalhos que os membros deste Clube desenvolvem!
Good work! Bon travail ! Bom trabalho!