sábado, 28 de abril de 2012

O Nascimento de Buda


O Nascimento de Buda

O trecho seguinte sobre a vida de Buda foi extraído do livro de Geshe Kelsang Gyatso, Introdução ao Budismo:
O Buda que fundou a religião budista chama-se Shakyamuni. Shakya é o nome da família real no seio da qual ele nasceu e a palavra muni significa “o capaz”.
Buda Shakyamuni nasceu em 624 a.C., em Lumbini, que na época fazia parte da Índia, mas hoje pertence ao Nepal.

Sua mãe foi a rainha Mayadevi e seu pai, o rei Shudodana. Certa noite, a rainha sonhou que um elefante branco descia do paraíso e ingressava em seu útero. Esse ingresso foi um presságio de que concebera um ser puro e poderoso e a descida do elefante do paraíso, um indício de que seu filho vinha do céu de Tushita, a Terra Pura de Buda Maitreya.
Mais tarde, quando a rainha deu à luz, em vez de sentir dor, ela teve uma visão muito especial e pura. Viu-se apoiada numa árvore, segurando um de seus ramos com a mão direita, enquanto os deuses Brahma e Indra tiravam de seu flanco, sem dor, uma criança. Os deuses, então, reverenciavam a criança, oferecendo-lhe abluções rituais.

Quando viu o filho, o rei sentiu que todos os seus desejos haviam sido satisfeitos e chamou o pequeno príncipe de Sidartha. Sua majestade convidou um brâmane vidente para fazer predições sobre o futuro do príncipe. O vidente examinou a criança com sua clarividência e disse ao rei: “Há sinais de que o menino pode se tornar ou um rei chakravatin, líder do mundo inteiro, ou um Buda plenamente iluminado. Entretanto, posto que a era dos reis chakravatin já passou, é certo que ele se tornará um Buda e sua influência benéfica se espalhará pelos mil milhões de mundos, como os raios de um sol.”

Fonte: - Budismo Kadampa
           - Blogue: O Mar do Poeta


Aniversário do Buda


A 28 de abril festeja-se o aniversário do Lord Buda SAKYAMUNI (Príncipe Sidartha) o fundador do budismo.

É um feriado observado por budistas em todo o mundo, embora a data exata possa variar de país para país. No entanto, pelo menos em Macau, Hong Kong e China festeja-se neste dia.

 

Fonte: - Budismo Kadampa
           - Blogue: O Mar do Poeta

 

terça-feira, 24 de abril de 2012

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Em mais uma iniciativa da BE/CRE, a biblioteca recebeu a escritora Isabel Madaleno que veio apresentar, a 23 de Abril, pelas 09h45, o livro "Os outros somos nós".

Trata-se de uma obra de ficção que reflete a experiência da autora como voluntário nos bairros sociais do concelho de Oeiras, ainda que o desenrolar da ação tenha lugar em Loures.

A sessão, para além de comemorar o dia mundial do livro e dos direitos de autor, permite dar a conhecer "uma narrativa de rosto humanista que atravessa as fronteiras de um bairro social que, com encanto e espontaneidade, convida o leitor a parar para pensar, numa luta inquietante de unir o que o tempo dividiu", conforme refere o editor António Vieira da Silva.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Jeremy Irons está em Portugal para filmar “Comboio Noturno Para Lisboa”, uma adaptação do romance de Pascal Mercier com o mesmo nome e onde interpreta o papel do protagonista, Raimund Gregorius.

O filme, que terá como cenário a zona histórica de Lisboa, conta a vida de um suíço, Raimund Gregorius, professor de latim e grego que, depois de conhecer uma portuguesa, abandona o emprego e viaja até Lisboa. É na cidade portuguesa que resolve seguir o percurso de Amadeu de Prado, um médico e poeta que lutou contra a ditadura.

Este filme conta também com a participação de vários atores portugueses, entre o quais, Nicolau Breyner.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2012

Mais de 500 atividades vão marcar, em Portugal, a 18 de Abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
Cerca de 304 entidades e 113 autarquias associam-se ao IGESPAR IP e ao ICOMOS Portugal nas comemorações deste ano, subordinadas ao tema “Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança”.
Assinalando o 40º aniversário da Convenção do Património Mundial da UNESCO – a partir da qual se instituiu a lista do Património Mundial –o tema deste ano pretende chamar a atenção para o complexo desafio que hoje se coloca à proteção e gestão do património, numa época de marcada globalização económica e cultural, de profundas transformações sociais e de mudança de paradigmas. As novas abordagens aos novos desafios que se colocam à salvaguarda do nosso património, e à boa gestão dos inevitáveis processos de mudança são o mote essencial para as atividades que irão decorrer.

(Informação recolhida na página eletrónica do IGESPAR)

Portimão constrói primeiro museu subaquático do país

Portimão constrói primeiro museu subaquático do país - País - Notícias - RTP

Por favor, cliquem em cima do link para terem uma ideia do museu
Museu subaquático de Portimão



Para os praticantes de mergulho, Portimão vai tornar-se um local de visita obrigatória já a partir do final deste ano, data em que já estarão afundados ao largo de Portimão, mais concretamente em frente à Prainha – Alvor, dois dos quatro barcos que a Marinha de Guerra Portuguesa cedeu para a constituição do primeiro parque subaquático, que em conjunto com uma estrutura de recifes permitirão criar, a cerca de 5,5 quilómetros da barra de Portimão, um espaço museológico original, que irá sem dúvida potenciar o turismo de mergulho.

Feira do Livro (Mário de Sá Carneiro)


Entre 18 e 30 de Abril decorrerá a feira do livro na biblioteca da Escola Mário de Sá Carneiro




 VENHA VISITAR-NOS :)


Antero de Quental

Antero Tarquínio de Quental (Ponta Delgada, 18 de abril de 1842 — Ponta Delgada, 11 de setembro de 1891) foi um escritor e poeta de Portugal que teve um papel importante no movimento da Geração de 70.

Visão

(A J. M. Eça de Queiroz)

Eu vi o Amor — mas nos seus olhos baços
Nada sorria já: só fixo e lento
Morava agora ali um pensamento
De dor sem trégua e de íntimos cansaços.

Pairava, como espectro, nos espaços,
Todo envolto n'um nimbo pardacento...
Na atitude convulsa do tormento,
Torcia e retorcia os magros braços...

E arrancava das asas destroçadas
A uma e uma as penas maculadas,
Soltando a espaços um soluço fundo,

Soluço de ódio e raiva impenitentes...
E do fantasma as lágrimas ardentes
Caíam lentamente sobre o mundo!

Antero de Quental, in "Sonetos"

terça-feira, 17 de abril de 2012

António Ramalho Eanes

Ramalho Eanes nasceu a 25 de Janeiro de 1935 em Alcains,Portugal, e tem atualmente 77 anos

Sua mulher a primeira dama Maria Manuela Portugal Eanes,do partido renovador democratico.

Compriu o mandato de 14 de Julho de 1976 a 9 de Março de 1986,foi antecessor de Francisco da Costa Gomes e succesor de Mario Soares.

25 de abril

Feriado do 25 de Abril a zero graus na Serra da Estrela

O feriado do 25 de Abril vai trazer aguaceiros e frio um pouco por todo o País. Na Serra da Estrela, por exemplo, a temperatura mínima vai estar nos zero graus, mas poderá subir até aos sete.
Esta segunda-feira a Serra da Estrela acordou com um manto branco, depois da neve que caiu ontem.
Segundo o Instituto de Meteorologia, no próximo feriado em Portugal, também Lisboa vai ser visitada pela chuva, ainda que fraca. A capital vai registar um máximo de 14 graus.
No Porto os termómetros vão subir até aos 12 graus.

Journée de la Terre

Chaque année, le Jour de la Terre – 22 avril – marque l’anniversaire de la naissance, en 1970, du mouvement environnemental tel qu’on le connait aujourd’hui.

Le Jour de la Terre fût célébré pour la première fois le 22 avril 1970, lorsque le sénateur américain Gaylord Nelson encouragea les étudiants à mettre sur pied des projets de sensibilisation à l’environnement dans leurs communautés.

En effet, ce premier Jour de la Terre a mené à la création de l’Agence de Protection de l’Environnement des États-Unis (EPA) et à l’adoption de la loi « Clean Air, Clean Water and Endangered Species ».

En 1990,le Jour de la Terre est devenu un évènement planétaire, mobilisant 200 milions de personnes dans 141 pays et jouant un rôle de levier pour les enjeux environnementaux globaux.
Le Jour de la Terre a donné une poussée énorme aux campagnes de sensibilisation à la réutilisation et au recyclage et a aidé à préparer le terrain pour le Sommet de la Terre des Nations Unies à Rio de Janeiro en 1992.
Au Québec, c’est depuis 1995 qu’on le célèbre en organisant toutes sortes d’activités de sensibilisation face aux enjeux environnementaux.

25 de abril de 1974

Após o golpe foi criada a Junta de Salvação Nacional, responsável  pela nomeação do Presidente da República, pelo programa do Governo Provisório e respectiva orgânica.Assim, a 15 de Maio de 1974 o General António de Spínola foi nomeado Presidente da República. O cargo de primeiro-ministro seria atribuido a Adelino da Palma Carlos.



Revolução dos Cravos refere-se a um período da história de Portugal resultante de um golpe de Estado militar, ocorrido a 25 de Abril de 1974. Este golpe, normalmente conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto por oficiais intermédios da hierarquia militar, na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial e que foram apoiados por oficiais milicianos, estudantes recrutados, muitos deles universitários

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Antonio Spinola

De seu nome Antonio Spinola ,este homem foi o 14ºpresidente de portugal.

Na vida politica Antonio foi succesor de costa gomes,compriu o mandato de 15 de Maio de 1974 a 30 de Setembro de 1974.

Nasceu a 11 de Abril de 1910 em estremoz,Portugal.Faleceu a 13 de Agosto de 1996 com os seus 86 anos em lisboa.

Sua mulher a primeira dama Maria Helena Martins Monteiro de Barros Spinola.

Seguiu o ramo das forças armadas(exercito)nos anos:1920-1974;1981.

Foi condecorado a Grã-cruz da ordem Militar da torre e espada.

Salgueiro Maia
Este senhor de seu nome Salgueiro Maia nasceu a 1 de julho de 1944 em castelo de vide, e morreu a 4 de abril de 1992 com os seus 47 anos.
Salgueiro Maia era de nacionalidade portuguesa.
Este homen tornou-se conhecido tendo feito parte dos distintos capitães do exercito portugues,que comandou as forças revolucionarias durante a revolução dos cravos.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dia 1 de Maio

  Todos os anos, no dia 1 de Maio, comemora-se, em todo o mundo, o Dia do Trabalhador!

Nessa época, abusava-se muito dos trabalhadores, porque chegavam a trabalhar entre 12 e 18 horas por dia, o que era muito cansativo e até prejudicial à saúde!
Já há algum tempo que os reformadores sociais (aqueles que propunham reformas, ou seja, mudanças na sociedade) defendiam que o ideal era dividir o dia em três períodos: 8 horas para trabalhar, 8 horas para dormir e 8 horas para o resto, o que incluía a diversão.
Foi com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diárias que, no dia 1 de Maio de 1886, milhares de trabalhadores de Chicago (EUA) se juntaram nas ruas para protestar contra as suas más condições de trabalho.
A manifestação devia ter sido pacífica, mas as forças policiais tentaram pará-la, o que resultou em feridos e mortos.
Este acontecimento ficou conhecido como "os Mártires de Chicago", por causa das pessoas que foram feridas e mortas só por estarem a lutar pelos seus direitos.
Quatro dias depois, houve uma nova manifestação pela redução do horário de trabalho e melhores condições.
Mais uma vez, a polícia virou-se contra os manifestantes e acabou por prender 8 pessoas, 5 das quais foram condenadas à forca!
Como o povo estava cada vez mais revoltado, estas condenações só serviram para "deitar mais achas na fogueira" e despertar a atenção de todo o mundo.
Em 1888, dois anos depois destes acontecimentos, os presos foram libertados por um júri que reconheceu que os trabalhadores estavam inocentes.
Em 1889, o Congresso Internacional em Paris decidiu que o dia 1 de Maio passaria a ser o Dia do Trabalhador, em homenagem aos "mártires de Chicago".
Só em 1890, os trabalhadores americanos conseguiram alcançar a sua meta das 8 horas de trabalho diárias!
Em Portugal, devido ao facto de ter havido uma ditadura durante muito tempo, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se passou a comemorar publicamente o Primeiro de Maio.

Sabias que só a partir de Maio de 1996 é que os trabalhadores portugueses passaram a trabalhar 8 horas por dia? :)



FEITO POR : BEATRIZ E JOANA




Vem ai o 25 de Abril

Sexta-feira 13

A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.

O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 Signos do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio.

A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar.

Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.