quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Eléctrico em Portugal- 110ºaniversário

Quem entrar no motor de pesquisa em Portugal vê as letras "Google" a entrar num tradicional eléctrico amarelo da capital e, passando o cursor pela imagem, percebe pela informação adicional que tal se deve ao 110º aniversário da Inauguração da primeira linha de carros eléctricos entre Cais do Sodré e Algés.

Como noutros "doodles" - imagens que a Google coloca na sua página para assinalar efemérides -, clicando no desenho, obtêm-se os resultados da busca sobre este meio de transporte, nomeadamente as indicações sobre os percursos turísticos.

(JN)

Primeira Linha de Carros Eléctricos em Lisboa

Um bonde (português brasileiro) ou eléctrico (português europeu)tramway ou trolley/trólebus (quando se move sobre rodas com pneus) é um meio de transporte público tradicional em grandes cidades da Europa como BasileiaZuriqueLisboa e Porto, ou das Américas, como São Francisco ou o Rio de Janeiro.
Movimenta-se sobre carris (trilhos) que, em geral, encontram-se instalados nas partes mais antigas das cidades, uma vez que a sua implantação data, também em geral, da segunda metade do século XIX. Faz um percurso tipica, mas não obrigatoriamente, turístico.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

19 de Agosto-Dia Mundial da Fotografia



Para comemorar o Dia Mundial da Fotografia em 2011 o Instituto Português de Fotografia organizou um programa de 24 horas com 8 eventos fotográficos na cidade do Porto subordinados ao tema 1 cidade, 1000 imagens.

O Dia Mundial da Fotografia celebra-se a 19 de Agosto, dia em que foi apresentado em Paris, em reunião conjunta das Academias das Ciências e das Belas Artes, o processo "fotográfico" denominado daguerreotipia.

O programa do evento foi concebido a pensar em públicos diversificados: fotógrafos amadores e profissionais, críticos de arte, galeristas, produtores culturais, entusiastas e apaixonados pela Fotografia em geral.

As actividades previstas desenvolvem-se das 0h00 às 24h00 horas