segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

"Receita de Ano Novo"

Receita de Ano Novo


Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade

Texto extraído do "Jornal do Brasil", Dezembro/1997.

O ano de 2011




2011 (MMXI) é o ano seguinte do calendário gregoriano que se iniciará num sábado. Não sendo um ano bissexto, terá 365 dias. As Nações Unidas designam 2011 como o Ano Internacional das Florestas e o Ano Internacional da Química.

2011 noutros calendários
Calendário gregoriano 2011
MMXI
Ab urbe condita 2764
Calendário arménio 1460
Calendário chinês 4707 – 4708
Calendário hebraico 5771 – 5772
Calendários hindus
- Vikram Samvat
- Shaka Samvat
- Kali Yuga
2066 – 2067
1933 – 1934
5112 – 5113
Calendário persa 1389 – 1390
Calendário islâmico 1432 – 1433
Calendário rúnico 2261

Happy New Year 2011 Video Poem ecard

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

"Chove. É Dia de Natal"

Chove. É Dia de Natal
Chove. É dia de Natal.
Lá para o Norte é melhor:
Há a neve que faz mal,
E o frio que ainda é pior.

E toda a gente é contente
Porque é dia de o ficar.
Chove no Natal presente.
Antes isso que nevar.

Pois apesar de ser esse
O Natal da convenção,
Quando o corpo me arrefece
Tenho o frio e Natal não.

Deixo sentir a quem quadra
E o Natal a quem o fez,
Pois se escrevo ainda outra quadra
Fico gelado dos pés.

Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Significado do Natal



O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo actualmente uma das festas católicas mais importantes.
Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal. Foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do Seu nascimento.

Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se como facto de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã. Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.

O Natal é, assim, dedicado pelos cristãos a Cristo, que é o verdadeiro Sol de Justiça (Mateus 17,2; Apocalipse 1,16), e transformou-se numa das festividades centrais da Igreja, equiparada desde cedo à Páscoa.
Apesar de ser uma festa cristã, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar com tradições pagãs, em parte germânicas e em parte romanas.

Sob influência franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de, em toda a cristandade, se construírem presépios, já que estes reconstituíam a cena do nascimento de Jesus. A árvore de Natal surge no século XVI, sendo enfeitada com luzes símbolo de Cristo, Luz do Mundo. Uma outra tradição de Natal é a troca de presentes, que são dados pelo Pai Natal ou pelo Menino Jesus, dependendo da tradição de cada país.
Apesar de todas estas tradições serem importantes (o Natal já nem pareceria Natal se não as cumpríssemos), a verdade é que não nos podemos esquecer que o verdadeiro significado de Natal prende-se com o nascimento de Cristo, que veio ao Mundo com um único propósito: o de justificar os nossos pecados através da sua própria morte. Nesses tempos, sempre que alguém pecava e desejava obter o perdão divino, oferecia um cordeiro em forma de sacrifício. Então, Deus enviou Jesus Cristo que, como um cordeiro sem pecados, veio ao mundo para limpar os pecados de toda a Humanidade através da Sua morte, para que um dia possamos alcançar a vida eterna, por intermédio Dele, Cristo, Filho de Deus.

Assim, não se esqueçam que o Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, pois a sua essência é o festejo do nascimento Daquele que deu a Sua vida por nós, Jesus Cristo.

" A NOITE DE NATAL" Poema de Mário de Sá Carneiro


A NOITE DE NATAL
Em a noite de Natal
Alegram-se os pequenitos;
Pois sabem que o bom Jesus
Costuma dar-lhes bonitos.

Vão se deitar os lindinhos
Mas nem dormem de contentes
E somente às dez horas
Adormecem inocentes.

Perguntam logo à criada
Quando acorde de manhã
Se Jesus lhes não deu nada.

– Deu-lhes sim, muitos bonitos.
– Queremo-nos já levantar
Respondem os pequenitos.

Mário de Sá-Carneiro 25 de Abril 1903

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Santa Claus Runner

Thousands of runners dressed as Santa Claus took part at this annual competition in Liverpol, England on December 5th, 2010.
Atmosfera de Natal

Literatura desde bebé...


"Em Inglaterra existe uma verdadeira literatura para crianças, que tem os seus clássicos e os seus inovadores, um movimento e um mercado, editores e génios(...). Aqui, apenas o bebé começa a soletrar, possui logo os seus livros especiais: são obras adoráveis, que não contêm mais de dez ou doze páginas, intercaladas de estampas, impressas em tipo enorme, e de um raro gosto de edição."

Eça de Queiroz - 1877 "Cartas de Inglaterra"

Já há 133 anos que o nosso Eça chamava a atenção para a importância do despertar do gosto pela leitura desde bebé!

" NATAL À BEIRA-RIO"



DAVID MOURÃO-FERREIRA (1927/ 1996)

Espero que gostem! Feliz Natal para todos.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

DIWALI , o meu Natal !!!


Diwali is celebrated on 6th November every year!!



Natal em Portugal


O Natal em Portugal

(Costumes e Ritos)




O Natal é, sem dúvida, uma das celebrações mais complexas do calendário português, no qual se observam elementos de cultos solsticiais e dos mortos, cerimónias da liturgia cristã comemorativas do nascimento de Jesus Cristo, entre outros.

Actualmente, devido a uma crescente globalização, o Natal português começa a ser influenciado por outras culturas, sobretudo através dos filmes americanos, um dos factos que comprova este tendência é a substituição do Menino Jesus pelo Pai Natal na entrega dos presentes; os tradicionais presépios, que representam o nascimento de Cristo (e que constituem um dos motivos mais notórios da estatuária popular portuguesa) têm agora de coexistir com a árvore de Natal, de origem certamente germânica. Contudo, isto não quer dizer que as tradições natalícias portuguesas desapareceram!



No dia 24 Dezembro, véspera de Natal, à noite, em certas partes do país (especialmente no norte) tem lugar a ceia de Natal (chamada de consoada), nesta serve-se bacalhau cozido e a doçaria cerimonial (rabanadas, sonhos, mexidos, etc.). Ainda no dia 24, no final da ceia, há a missa do galo à meia-noite, embora actualmente esta missa esteja a cair em desuso.



No próprio dia 25, há um jantar melhorado com carnes diversas, em algumas zonas do país no almoço do dia 25 é servida a tradicional roupa-velha, feita com os restos da consoada do dia anterior.



Um costume já quase esquecido é o de durante a ceia do dia 24 evocar-se os mortos, com o seu lugar à mesa, fazendo-se uma duplicação da ceia para eles numa outra sala.



Em certas zonas queima-se cepo do Natal, particular (nos lares), ou público (nos adros), à volta do qual se cantam canções tradicionais portuguesas.



O Natal é uma ocasião de ofertas e presentes cerimoniais: as consoadas.

Presépio


O presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus na gruta de Belém, na companhia de José e Maria. Conta a Bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para albergar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, José e Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém. De acordo com a mesma fonte, Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais (no presépio, uma vaca e um burro) e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, dias mais tarde, por magos (ou reis) vindos do oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouro, incenso e mirra ao recém-nascido.

Segundo a história, estes acontecimentos ocorreram no tempo do rei Herodes, que teria mandado matar todas as crianças por medo de perder o seu trono para o futuro rei dos judeus.

A religião HINDU

Shiva


Ganesh


O hinduísmo é uma tradição religiosa que teve origem no subcontinente indiano. O hinduísmo é frequentemente chamado de Sanātana Dharma (सनातन धर्म) pelos seus praticantes, uma frase em sânscrito que significa "a eterna (perpétua) dharma (lei)".
Num sentido mais abrangente, o hinduísmo engloba o bramanismo, a crença na "Alma Universal", Brâman; num sentido mais específico, o termo refere-se ao mundo cultural e religioso, ordenado por castas, da Índia pós-budista.




Elaborado por: Harmin Kaur

Poemas de Natal



Natal



O Natal ou dia de Natal é um feriado comemorado em 25 de Dezembro ( nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram basiados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de Janeiro), que comemora o nascimento de Jesus de Nazaré.


A data de comemoração do Natal não é conhecida como aniversário real de Jesus e pode ter sido inicialmente escolhida para corresponder com qualquer festival histórico Romano ou com o solstício de Inverno. O Natal é o centro de fim de ano e da temporada de férias, sendo no cristianismo, o marco inicial do ciclo de Natal que dura douze dias.




Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente comemorado po muitos não cristães, sendo que alguns dos seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristães ou seculares. Costumes populares modernos tipicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a seia de Natal, músicas natalinas, festas de igrejas, uma refeição especial e a exibição de decoração diferentes; incluindo a árvore de Natal, guirlandas, visco e presépios.


Além disso, o Pai Natal é uma figura popular em muitos países associada à distribuição dos presentes.
Realizado por Nuno e Diogo.

O patinho - A canção de Natal



Realizado por Nuno e Diogo.

O Natal dos Pintainhos - A todos um bom Natal

Adoro o NATAL!!!!!!!!










Sonho de Natal


Que este Sonho de Natal


No seu sentido integral


Traga uma esperança contidade


de amor e fraternidadee


e recíproca amizade


p'ra ter mais sentido a vida.




Que termine o sofrimento


Daqueles cujo tormento


É de dor e opressao


Aos tristes dê alegria


E volte a dar companhia


A quem vive em solidão.




Do que o Natal nos traz


Que traga sem falta a paz


De que o mundo bem carece


P'ra que não permita a guerra


Nem haja fome na terra


E um Novo Mundo comece.




Que o Menino da bondade


Permita a realidade


De todos sermos iguais


Em sentimentos unidos


Faça que os dias vividos


Possam ser todos Natais.

Receita de Natal


Bolos de Natal: Bolo Alaranjado
Ingredientes:
• 300 g de açúcar
• 300 g de manteiga
• raspa e sumo de 1 laranja
• 7 gemas
• 300 g de farinha
• 1 colher (de chá) de fermento em pó
• 7 claras
• 1 colher (de chá) de sal
• manteiga, açúcar em pó e casca de laranja q.b.

Preparação:
Ligue o forno a 180° C. Unte uma forma de chaminé com manteiga e reserve. Bata o açúcar com a manteiga. até branquear, junte a raspa e o sumo de laranja, as gemas e bata mais um pouco. Peneire a farinha com o fermento e bata as claras em castelo, com o sal. Envolva-os, alternadamente, no preparado inicial, misture bem e verta na forma. Leve ao forno, por cerca de 40 minutos. Desenforme, polvilhe com açúcar em pó e decore com tiras de casca de laranja.

Sugestão:
Decore este bolo com chantilly.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Christmas Poetry!!!


Angel

Christmas is a season,
For gifts of every kind;

All the glittering, pretty things
That Christmas shoppers find;
Baubles, beads, and bangles
Of silver and gold.


Anything and everything
That can be bought or sold,
Is given at this season
To place beneath the tree;
For Christmas is a special time
For giving lavishly.


But there's one rare and priceless gift
That can't be sold or bought,

It's something poor or rich can give
For it's a loving thought.



quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Happy New Year

Chipmunks-we wish you a merry christmas

Merry Christmas


It´s time for Christmas!!!


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Países que falam a Língua Portuguesa




Você sabia que Brasil e Portugal não são os únicos países em que se fala o português? Isso mesmo! Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e também a antiga Índia Portuguesa (Goa, Damão, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli) também usam a língua portuguesa como idioma principal, além de ter também estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul e na União Africana.
Hoje em dia, mais de 230 milhões falam português como língua nativa, sendo que é a terceira língua mais falada no mundo ocidental.
À medida que Portugal ia expandindo o domínio de seu império, através de suas colónias no século XV e XVI, a língua portuguesa foi-se espalhando mundo fora, estendendo-se desde a costa Africana até Macau, na China e ao Brasil, nas Américas. Hoje, o português é a língua oficial de oito países independentes, e falada como segunda língua em muitos outros.
Assim como os outros idiomas, o português sofreu algumas alterações com a evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao modo como falamos hoje. Atualmente a língua portuguesa compreende vários dialetos e subdialetos, falares e subfalares, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente: o português brasileiro e o português europeu.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Imagens de Portugal, Brasil...

Que tal colocarem imagens de outros países que têm o Português como língua oficial?
(Palops: Cabo- Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Timor-Leste)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

BRASIL PAISAGENS

A canção "IMAGINE" - John Lennon



Publicada por Harmin e Daniela E.

10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos











O Dia Internacional dos Direitos do Homem revestiu-se de significado especial no ano de 2008. Com efeito, comemorou-se nesse ano o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, primeira etapa do estabelecimento dum quadro internacional global para a protecção dos Direitos do Homem.

Hoje, a Declaração Universal é um dos textos fundamentais que consagram o respeito dos Direitos do Homem como um princípio que deve presidir às relações internacionais.

10 de Dezembro - Dia mundial dos direitos universais do homem



Publicado por Harmin e Daniela .E

Dia Internacional para a Abolição da Escravatura





A escravidão é a prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro indivíduo, designado por escravo, privando-o de quaisquer direitos ou liberdades individuais. É uma condição imposta pela força e em algumas sociedades, desde os tempos mais remotos, os escravos eram legalmente definidos como uma mercadoria ou objecto de trabalho.
Portugal foi dos primeiros países europeus a abolir oficialmente a prática da escravatura, quando a 12 de Fevereiro de 1761, decorrendo o reinado de "D. José I", o "Marquês de Pombal" assinou a lei que conduziria à sua abolição.

No entanto, apesar séculos de luta, a escravatura ainda não foi completamente erradicada no nosso mundo, sendo que muitas formas de servidão humana subsistem ainda nos nossos dias, como o trabalho forçado, o trabalho infantil e a escravatura para fins rituais ou religiosos.

Assim, é extremamente importante que todos os Estados apliquem os instrumentos já existentes de combate à escravatura, em particular o Protocolo das Nações Unidas contra o Crime Organizado, para Prevenir, Reprimir e Punir o Tráfico de Seres Humanos e em particular de Mulheres e Crianças.

Paisagens de Portugal

2 de Dezembro - Dia da Abolição da Escravatura

Dia Internacional da Abolição à Escravatura




O Dia Internacional para a Abolição da Escravatura é uma óptima ocasião para nos apercebermos de que apesar dos séculos de luta, a escravatura ainda não foi completamente erradicada no nosso mundo.


Muitas formas de escracatura subsistem ainda nos nossos dias, como o trabalho forçado e em condições de servidão, o tráfico de seres humanos, que faz com que muitas pessoas vulneráveis, abandonadas pelos sistemas jurídicos e sociais, sejam apanhadas numa engrenagem sórdida de exploração.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

[Son+Parole] Noël des enfants du monde HQ

Dia 1 de Dezembro

Dia da Restauração da Independência

Como deves saber, o dia 1 de Dezembro é feriado em Portugal. Nesse dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência.

Queres saber porquê?
Tudo começou em finais do séc. XVI: o rei de Portugal era D. Sebastião.

Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. Portugal ficou, assim, sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros directos para a coroa portuguesa.

Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião. Mas só reinou durante dois anos porque nem todos estavam de acordo com ele como novo rei.
Mas atenção: estas coisas nunca são simples, houve muitos pretendentes e isto deu muita confusão...

Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel e também neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono.

Nesta altura, era frequente acontecerem casamentos entre pessoas das cortes de Portugal e Espanha, o que fazia com que houvesse espanhóis que pertenciam à família real portuguesa e portugueses que pertenciam à família real espanhola.

Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.


Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).

Sabias que havia também defensores do rei espanhol em Portugal? Mas o povo não gostava disso porque o País não era governado com justiça e havia muitos problemas e ataques às províncias ultramarinas e, especialmente, ao Brasil.

Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos era escrivão da Fazenda do Reino. Tinha imenso poder.
No dia 1 de Dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e foi defenestrado (atirado da janela abaixo) no Paço da Ribeira.

Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei.

O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português.

O que se comemora no feriado do 1º de Dezembro?


Restauração da Independência
Origem: Wikipédia.

História de Portugal
A Restauração da Independência é a designação dada à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1640 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal por parte da dinastia filipina, e que vem a culminar com a instauração da Dinastia Portuguesa da casa de Bragança. É comemorada anualmente em Portugal por um feriado no dia 1 de Dezembro.