sexta-feira, 26 de novembro de 2010

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES


25 de Novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher




A partir da década de setenta, do século XX, como resultado da luta das mulheres contra a discriminação, a questão da violência doméstica, transferiu-se do espaço privado para o espaço público, passando a ser encarada como um problema social a combater.

Em vários países, começaram a ser postas em prática políticas públicas, destinadas a enfrentar este flagelo social. Mas as respostas ao problema da violência doméstica, no que toca às políticas públicas, são ainda insuficientes.

No entanto, a mulher sofre diversas formas de violência. Violência social, no local de trabalho, política, racial, etc. O combate à violência contra a mulher, exige acções integradas em diversos níveis, áreas e instâncias. Como problema público, exige políticas públicas, decididas e devidamente apoiadas.

Em 1999, as Nações Unidas designaram oficialmente o 25 de Novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Antes desta indicação, o dia 25 de Novembro já era vivido e celebrado pelo Movimento Internacional de Mulheres. A data está relacionada com as mulheres Tereza, Mirabal Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

É imprescindível que todos, pais, irmãos, filhos, amigos, conhecidos e desconhecidos ajudem a divulgar e combater esta tradição machista, ultrapassada e covarde que alimenta a violência contra as mulheres, e se invista numa perspectiva fraterna e respeitosa entre homens e mulheres.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A propósito de Ciência...

O cartaz que a Bruna colocou, tem dois nomes que se referem à mesma pessoa: Rómulo de Carvalho- cientista e António Gedeão- poeta.
O poema "Pedra filosofal" é dele. Espero que gostem tanto quanto eu!
Aqui fica a adaptação do poema à música feito por Manuel Freire.

Dia Nacional da Cultura Científica-24 de Novembro

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Não fume




Os fumadores têm em média menos 10 anos de vida do que os não fumadores. Isto porque as substâncias absorvidas destroem alguns órgãos importantes ao mesmo tempo que fragilizam o organismo em relação a vírus e a doenças oportunistas.

A doença mais vulgar associada ao consumo do tabaco é o cancro. Este pode ocorrer não apenas nos pulmões, mas também na laringe, na faringe ou na boca.

Os problemas respiratórios também se agravam, podendo surgir bronquites crónicas ou enfisemas, e ficando os fumadores mais susceptíveis de apanhar constipações.

O sistema cardiovascular é igualmente afectado na medida em que tabagismo é, sem dúvida, um risco cardíaco, favorecendo o aparecimento da Angina de Peito e do Enfarte do Miocárdio.

No nosso país o consumo de tabaco atinge cerca de 20 por cento da população, com predomínio de três homens e meio para cada mulher.

Mas são as mulheres que vieram manter os níveis do consumo, pois os homens presentemente fumam menos; as mulheres, que até há cerca de trinta anos praticamente não fumavam, começaram a partir de então a consumir cada vez mais tabaco.

Mas estas são apenas as mais conhecidas, pois a lista de problemas de saúde associados ao tabaco é extensa. Mais alguns exemplos:

- O envelhecimento precoce com o aparecimento de rugas e cabelos brancos;
- A tosse crónica também é bastante vulgar entre os fumadores, e na maior parte dos casos indicia problemas respiratórios mais graves;
- O cheiro do tabaco é bastante desagradável e bastante difícil de retirar das roupas e das casas, mas também leva a uma diminuição das capacidades olfactivas;
- Os dentes também sofrem as consequências do tabaco, enfraquecendo e ficando amarelados;
- O fumo aumenta o risco de Doenças Reumáticas;
- O tabaco pode causar a infertilidade tanto em homens como em mulheres, ocasionando ainda outras doenças do aparelho reprodutor.
Esta extensa lista de doenças contribui certamente para que um fumador pense duas vezes no seu hábito e equacione os custos e as consequências para a saúde que ele provoca.

A própria Organização Mundial de Saúde estima que mais de 100 milhões de pessoas irão morrer devido ao consumo do tabaco nas duas primeiras décadas do sec. XXI.

Sabiam que hoje é o Dia Internacional do Homem?

Dia Internacional do Homem é um evento internacional celebrado em 19 de Novembro de cada ano. As comemorações foram iniciadas em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago, apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia.
A directora da Secretaria de Mulheres e Cultura de Paz da UNESCO, Ingeborg Breines, disse que a criação da data é "uma excelente ideia para equilibrar os géneros".
Os objectivos principais do Dia Internacional do Homem é melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre géneros, promover a igualdade entre géneros e destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na famílias e no casamento, e na criação dos filhos.
A data é oficialmente celebrada em Trinidad e Tobago, Jamaica, Austrália, Índia, Estados Unidos, Singapura, Brasil (com destaque para Manaus e São Paulo), Reino Unido e Malta, mas o apoio global à data é amplo.
No Brasil a cultura popular dedica o dia 15 de Julho como dia do Homem

Cimeira da Nato



Cimeira da NATO em Lisboa
A Cimeira da NATO em Lisboa realiza-se nos dias 19 e 20 de Novembro de 2010, na FIL, Parque das Nações, em Lisboa. É uma reunião com os 27 líderes da União Europeia e membros da NATO, que terá como temas centrais de debate a proliferação das armas de destruição maciça e o terrorismo, tendo como objectivo reforçar a aliança transatlântica. Outros assuntos em debate serão a aprovação do conceito estratégico da NATO, a redefinição das relações com a Rússia e a localização geográfica das novas estruturas de comando da organização.
A par da Cimeira da Nato decorre também a Cimeira EUA-UE, um encontro que se realiza anualmente e que conta com a presença dos líderes da UE e dos EUA.
Barack Obama, presidente dos Estados Unidos da América vai estar presente na Cimeira da NATO e na Cimeira EUA-UE, em Lisboa.
Esta é a primeira Cimeira organizada por Portugal desde a entrada em vigor do Tratado de Lisboa. São esperadas mais de 5000 pessoas, entre delegações oficiais dos países membros e parceiros da NATO, organizações internacionais e jornalistas.
O Governo concedeu tolerância de ponto no concelho de Lisboa no dia 19 de Novembro.

Cigarro? Não, obrigada.



Posso dar um conselho? O melhor é nunca experimentarem.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Uma vitória frente à Espanha


Portugal goleia campeões do mundo por 4-0


Carlos Martins e Raul Meireles festejam o golo
Portugal goleou esta noite os campeões do Mundo e da Europa por 4-0, num grande jogo de futebol disputado no Estádio da Luz. A Espanha raramente criou oportunidades de golo, apesar da superior posse de bola, e mostrou bastantes falhas na defesa. Hélder Postiga, por duas vezes, Carlos Martins e Hugo Almeida fizeram os golos da formação das quinas.

Golo Liedson vs Benfica 21.02.09

Thanksgiving Day / Dia de Acção de Graças

A história do Thanksgiving (Dia de Acção de Graças) começou em 1621 quando os peregrinos vindos da Inglaterra para a terra nova, hoje os Estados Unidos, celebraram o agradecimento pela colheita do ano na colónia de Plymouth. Na ocasião, cerca de 90 índios nativos, os Wampanoag, participaram da festa dos 'pilgrims' (peregrinos em inglês). Os novos americanos comemoravam a benelovência de Deus para com eles num período em que mais da metade dos 'pilgrims' tinha morrido por causa do inverno rigoroso. Sem a ajuda dos índios, todos teriam morrido.

Na primeira colheita, o governador William Bradford proclamou um dia de acção de graças e oração a Deus pela provisão dos alimentos. Na festa, um dos principais ingredientes era o perú, que ficou como marco da celebração do Thanksgiving. A ementa do dia normalmente inclui perú recheado, abóbora, puré de batata, batata-doce, e torta de abóbora. Estas comidas simples recordam as virtudes rústicas dos Peregrinos.

Na história dos Estados Unidos muitas foram as celebrações de Thanksgiving e proclamações de datas em que os americanos se lembrariam de agradecer a Deus. Em 1789 o presidente George Washington proclamou que o Dia Nacional de Acção de Graças deveria ser celebrado na última quinta-feira do mês de novembro, em honra à Constituição dos Estados Unidos.

Em 1941, a data foi oficialmente transferida para a 4ª quinta-feira de novembro.

Happy Thanksgiving Day!

Thanksgiving Day / Dia de Acção de Graças


O perú é o prato principal do Dia de Acção de Graças.

Tens aqui o aperitivo para saberes mais sobre este

dia tão importante nos Estados Unidos e no Canadá.

Thanksgiving

The date, location and purpose of the first Thanksgiving celebration are topics of some disagreement.
Currently, in the USA Thanksgiving is celebrated on the fourth Thursday of November and in Canada it is celebrated on the second Monday of October.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Um dos melhores Golos de Sempre

quando scp foi campeão


LENDA DE SÃO MARTINHO


O porquê do 'Verão de S. Martinho'


O dia de D. Martinho comemora-se a 11 de Novembro.

Diz a lenda que um cavaleito romano andava a fazer ronda e viu um mendigo cheio de fome e frio e quase nu.

Chovia e fazia muito frio nesse dia. O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa com a espada. Deu a metade da capa ao mendigo e partiu.

Passado pouco tempo a chuva parou e apareceu no céu um Sol radioso.


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Bolo de S.Martinho

Bolo de Castanhas ou Bolo de S. Martinho.


A receita é esta:

500g de castanhas cozidas
250g açúcar
100g de margarina de girassol
5 ovos
2 colheres de chá de fermento

Preparação:
Num recipiente, colocar as castanhas cozidas e passar até ficarem em puré. Noutro, bater bem o açúcar com a manteiga e juntar as gemas.

Acrescentar a esta mistura o puré de castanhas, o fermento e, finalmente as claras em castelo.

Por fim, levar ao forno a 180º em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, durante cerca de 40 minutos, dependendo do forno, o meu não é exemplo para ninguém. Convém que não coza muito porque fica muito bom se ficar um pouco húmido!

Aproveitem as delicias do Outono, no quentinho, claro, porque já apetece!

Vamos procurar receitas típicas do S. Martinho?

Quem sabe cozinhar? Ficamos à espera de receitas saborosas!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

HULK is really strong! Do you believe it?

The footballer got his name after this rather strange character. He is amazing, isn´t he?

Hulk vs Batman

There are great football teams in Portugal and fantastic players!



Givanildo Vieira de Souza (born 25 July 1986), aka Hulk, is a Brazilian footballer who plays for F.C. Porto in the Portuguese first division, as a striker.
As his nickname suggests, Hulk's strength and stocky build are considered his foremost attributes, along with speed, acceleration, and a powerful shot. He received the nickname Hulk due to his resemblance to actor Lou Ferrigno, who played the comic book hero.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Benfica Histórico


O Sport Lisboa e Benfica é um clube multidesportivo sediado em Lisboa. As estimativas em relação ao número de adeptos apontam para cerca de 14 milhões espalhados por todo o mundo.[1] Segundo o Guiness, o Benfica é o clube do mundo com mais sócios activos, cerca de 160.000, na altura,[2][3] atingindo agora os 200.000 sócios.[4] É considerado pela IFFHS como o nono melhor clube do século XX.[5][6] Além do futebol, este clube distingue-se também noutras modalidades (apresentadas no final do artigo). Utiliza como cores principais o vermelho e o branco e como símbolo uma águia, chamada Vitória.
Conquistou o seu último título como campeão nacional de futebol na época de 2009-2010 no dia 9 de Maio de 2010, no Estádio da Luz, frente ao Rio Ave (2-1) com golos de Óscar Cardozo que assim foi o melhor marcador daquela época.

Dia de São Martinho

Aproxima-se mais um dia festivo. As castanhas quentinhas a escaldar!
Mas quem foi São Martinho?

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Lionel Messi 2009 - Top 10 Goals *NEW*

We love David Luiz!!!!




We love Benfica because it is a very well known club all over the world and they have won two cups on the champions league.


My favourite celebrity

My favourite celebrity is Lionel Andrés Messi he is a football player who plays in FC Barcelona he is a forward/winger and he always plays with number 10 on his t-shirt.

He is not very tall, he is only 1m 69cm. He was born on Rosario, Argentina on 24th June, 1987. He is 23 years old.
He plays in FC Barcelona since 2004 and before that he has also played in Newells Old Boys in Argentina.

He is considered one of the best football players of his generation.
He once won the award for best player in the world.